Boas Vindas!

Sejam Bem Vindos! Este é o Blog da professora Desterro Barros.
Nunca podemos deixar que um dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudanças.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PARTICIPE DESTA DISCUSSÃO!

Atualmente nas escolas mesmo que seus recursos não estejam fisicamente instalados nos espaços escolares, a mídia audiovisual invade a sala de aula. A linguagem produzida na integração entre imagens, movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens, cuja comunicação resulta do encontro entre palavras, gestos e movimentos, distanciando-se do gênero do livro didático, da linearidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar. Criar espaços para a identificação e o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem de diferentes maneiras são ações que favorecem o desenvolvimento da consciência crítica sobre a influência da mídia e respectivas estratégias direcionadas a determinados grupos sociais, num jogo complexo em que se encontram implícitos, sutilmente, os significados que se pretendem impor a esse público. Diante desta discissão pergunta-se:
- Como o uso de mídias favorece a formação de professores e alunos?
- As mídias e as tecnologias estão plenamente inseridas no dia a dia escolar?
- Como você avalia a formação dada aos professores? O caminho é preparar apenas o professor?
- Quais são os pontos positivos do uso das mídias e tecnologias na educação?

2 comentários:

  1. Oi Desterro

    Gostoso o seu blog.
    Agora vem a parte mais chata do curso, muita responsa...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a integração das mídias e tecnologias ao ambiente escolar pode trazer melhoras incomparáveis ao proceso de ensino-aprendizagem, visto que essa integração trará um novo método de ensino onde o aluno deixa de ser passivo e assume papel ativo, pois o dinamismo da aula gera a participação de todos. Esses recursos devem ser aproveitados ao máximo, mas com muito cuidado, não são substitutos do professor e sim auxílio para transformar a aula num processo mais dinâmico e participativo.

    ResponderExcluir