Boas Vindas!

Sejam Bem Vindos! Este é o Blog da professora Desterro Barros.
Nunca podemos deixar que um dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudanças.

domingo, 15 de agosto de 2010

SEMEC promove curso de formação para alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí está promovendo o curso de Formação inicial para professores do programa Brasil Alfabetizado. A formação, que tem o intuito de preparar o docente para a prática pedagógica, está sendo realizada no período de 06 a 27 de agosto, aos finais de semana no espaço Zilda Buffet. Peça fundamental no processo de alfabetização, a formação é uma maneira de qualificar o professor a lidar com um público diferenciado, formado por pessoas que nunca estiveram em uma sala de aula, ou a abandonaram há muito tempo.


Na preparação, é trabalhada a concepção da alfabetização através de vídeos, textos – com ênfase na competência da leitura – planejamento de aula, oficinas de confecção de material didático, dentre outras atividades.

De acordo com Desterro Barros, coordenadora pedagógica da Formação, para que as metas do programa sejam alcançadas com êxito é necessária à qualificação do professor que na ocasião aprende novas metodologias, onde desperta ainda mais a curiosidade e participação dos alunos em sala de aula.

Para Raimunda Alves Melo, gestora local do programa, a formação é sempre necessária, uma vez que sempre surgem novas formas de alfabetização. "É preciso que o professor esteja sempre se aperfeiçoando para que ele possa oferecer o melhor ao seu aluno", diz ela, ressaltando que a desqualificação do professor interfere diretamente na qualidade da formação. “Castelo do Piauí é um município que possui uma rede de ensino comprometida com a qualidade da educação, e isso faz toda a diferença”, complementa a gestora.

O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2003, para promover o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida. Implantado na SEMEC em 2007, o Brasil Alfabetizado formou, de 2007 a 2009, 1733 jovens, adultos e idosos.


Fonte: educacastelo.wordpress.com | Edição: Desterro Barros

Um comentário:

  1. Parabéns Desterro pelo blog muito interessante. Fico feliz por seu município já está realizando formações continuadas sobre as TICs com os educadores e isso é maravilhoso. Parabéns a todos.

    Um abraço Lucigerdaine.

    ResponderExcluir